Relatório sistematiza propostas construídas por crianças e adolescentes no I Encontro Nacional sobre o Direito à Participação
- secretaria IBDCRIA
- 14 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jul.

O Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA) publica o relatório final do I Encontro Nacional sobre o Direito à Participação de Crianças e Adolescentes, realizado em outubro de 2023, na cidade de São Paulo. O evento, de caráter preparatório ao Congresso que ocorrerá em outubro de 2025, foi um marco no fortalecimento do direito à participação como eixo estruturante das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no Brasil.
Reunindo 220 participantes de 38 instituições de diversas regiões do país, o encontro teve como destaque a expressiva presença de 118 crianças e adolescentes, acompanhadas de 102 jovens, adultos e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos. A metodologia adotada priorizou o diálogo horizontal, o compartilhamento de vivências e a escuta qualificada, assegurando que as crianças e adolescentes fossem protagonistas no processo de formulação de propostas, reflexões e recomendações.
O relatório agora disponível sistematiza os debates e propõe caminhos para a promoção de uma cultura de participação efetiva, que reconheça crianças e adolescentes como sujeitos políticos, com capacidade de agência, produtores de saberes e titulares plenos de direitos.
A publicação do relatório final marca também o lançamento do 1º Congresso Internacional sobre o Direito à Participação de Crianças e Adolescentes, que será realizado em 2025. O congresso dá continuidade ao compromisso do IBDCRIA com o fortalecimento de práticas, políticas e marcos normativos que assegurem a centralidade das vozes de crianças e adolescentes na construção da democracia.
Também já estão disponíveis os editais para submissão de propostas de trabalho com crianças e adolescentes, apresentação de trabalhos científicos, e inscrição de grupos de crianças. As inscrições para adultos – associados, não associados e demais interessados – serão divulgadas em breve.
Com essa publicação, o IBDCRIA reafirma seu compromisso político e institucional com o direito à participação como princípio essencial da proteção integral, e convida toda a sociedade a somar esforços na construção de um país que respeite e valorize a escuta ativa, a diversidade de vozes e o protagonismo de meninas e meninos.
Em breve, mais informações sobre o 1º Congresso Internacional sobre o Direito à Participação de Crianças e Adolescentes, que será realizado em 2025. Fiquem atentos!


Comentários