top of page

CONGRESSO IBDCRIA: Trabalhos e Oficinas Selecionados

O Congresso Internacional sobre o Direito à Participação de Crianças e Adolescentes, promovido pelo IBDCRIA, está se aproximando — e com ele, uma rica programação construída de forma coletiva e participativa!

Além das mesas e debates com especialistas nacionais e internacionais, o evento contará com trabalhos e oficinas selecionados por meio do chamado público, reafirmando o compromisso do congresso com a diversidade de experiências e saberes que atravessam o campo da infância e da adolescência.

Confira a lista das propostas selecionadas:


Apresentações de trabalhos

  • Marcos Sérgio Rego – Questões importantes acerca da legislação brasileira sobre o direito de ouvir e ser ouvido de crianças e adolescentes.

  • Gabriela Balaguer e Auryana Maria Archanjo – Uma família para uma criança: o princípio do melhor interesse da criança e o SNA à luz do trabalho das equipes técnicas do juízo no contexto da adoção.

  • Rosane Romanini – O que aprendemos quando as crianças nos dizem “Tenho saudade da escola”? Um diálogo entre a epistemologia da saudade e a valorização do brincar no pós-pandemia.

  • Luisa N. Pereira Lara e Paula Gratão – O atendimento em grupo com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto no Distrito Federal: um relato de caso.


Oficinas selecionadas

  • Claudia Regina Chaves e Miguel Clemente Lohmeyer (TJSP) – Fazer o futuro sorrir: o que as crianças e adolescentes têm a nos dizer?

  • Luaê Helena Fonseca Raimundo dos Santos, Antonio Fix Arantes, Fernando Couto Pinkalsky, Maria Fernanda Andrucioli e Talita Gomes dos Reis (MTST) – Processo de formação das cidades.

  • Instituto NUA – De portas abertas: um encontro com a cultura popular brasileira, com Guilherme Conceição, Fabiano Negretis, Josué Bob, Hirochi Matos, Uziel José dos Santos, Talita Bonfim e Cintia Abrantes.

  • Karina Scaramboni, Rogério Albuquerque, Yliah Sardinha, Gustavo Silva e Raphael Boemer (Projeto Quixote) – Viagens (des)conhecidas: navegando em outras histórias de crianças e adolescentes.

  • Instituto Alana – Quintais das Infâncias: oficina de construção de brinquedos com a natureza, conduzida por Edilene Santos, Edmilson Bento, Tatiana Melissa e Eliane Souza.

  • MTST (Fernando Couto Pinkalsky, Antonio Fix Arantes, Luaê Helena Fonseca Raimundo dos Santos, Maria Fernanda Andrucioli e Talita Gomes dos Reis) – Autoestima intelectual e cursinhos populares: Quem faz a Universidade?

  • Maria Fernanda Portolani, Conceição Helena Cordeiro, Deivson Lima de Santana, Larissa Alves da Silva Ramos e Ana Flávia de Mello e Cunha C. Ramos (SCFV do CECONV Morro Santa Maria – Santos/SP) – Assembleia vivencial com crianças e adolescentes: protagonismo infantojuvenil e participação social.

  • Osmar Araújo, Leandro Cena e Mirella Duarte – Teatro do Oprimido.


Essas atividades refletem o espírito do nosso congresso: escutar, dialogar e aprender com as múltiplas vozes que constroem, na prática, o direito à participação de crianças e adolescentes. #Congresso #congressointernacional #participacao #direitoaparticipacao

 
 
 

Comentários


bottom of page